quarta-feira, 23 de março de 2011

RESENHA - BLOG BASEADO EM FATOS LITERÁRIOS



Jimmy é um escritor de sucesso que se encontra em crise e decide passar uns tempos fora da cidade para colocar as emoções em ordem. Antes porém, ele precisa ir para Milwaukee onde tem um compromisso inadiável. Mas as coisas não saem como o planejado e depois de uma noite inexplicável, Jimmy acaba chegando a Gateville. Lá ele descobre um assassinato: o menino Tommy foi morto de forma brutal, e as únicas testemunhas são outras 3 crianças que após o crime saíram da cidade sem deixar pistas e sem maiores explicações.

Diante de tamanha crueldade e mistério, e também por ser um dos suspeitos já que sofreu um acidente no dia do crime e acordou três dias depois sem se lembrar de nada, Jimmy decide investigar o assassanito e descobrir quem matou Tommy. Para isso, parte em busca das três testemunhas e de pistas em vários lugares do mundo.

A capa desse livro é muito perfeita. Além de visualmente linda, todos os elemementos tem TUDO a ver com a história.

O livro tem bastante suspense e muito mistério. Quem matou Tommy? Por que as testemunhas desapareceram? Será que Jimmy vai conseguir desvendar esse crime e todo o mistério que o cerca?

Essas são algumas perguntas que é impossível não se fazer e que fazem com que o leitor fique preso e não queira parar de ler enquanto não descobrir qual será o próximo acontecimento ou solucionar todo o mistério.

Na busca pelas respostas, Jimmy acaba descobrindo muito mais do que buscava, ele descobre fatos sobre sua própria vida. Coisas que sua memória tinha apagado, fatos sobre seus amigos, seus pais, sua infância, enfim, toda a vida de Jimmy muda radicalmente.

A narrativa é boa e toda a trama é bem construída, porém em alguns momentos a leitura se torna cansativa. Jimmy viaja de um lugar para outro e sempre acontece um fato que faz com que ele tenha que ir para outro lugar e mais tarde ele acaba voltando pro lugar anterior. Todas essas idas e vindas deixam com a impressão de que o mistério poderia ter sido resolvido muito antes se Jimmy resolvesse tudo em uma cidade antes de ir para outra. Mas também não tem como solucionar tudo de cara e acabar com a historia logo no começo né?

O livro tem vários personagens secundários que são bem trabalhados e enriquecem a história. Mesmo que indiretamente todos tenham relação com o caso. Alguns inclusive são peça chave, como é o caso da menina Natalie, que foi morta na mesma casa que Tommy há muito tempo atrás e agora aparece para Tommy e para os outros envolvidos no assassinato. Natalie além de ser fundamental na história também traz consigo muito mais mistério.

Os meninos de Gateville é um livro que vale a pena ser lido. Toda a história é tão bem construída que é praticamamente impossível descobrir ou pelo menos ter um forte suspeito sobre quem é o assassino de Tommy.

O final é surpreendente, tanto na resolução do caso quanto em toda a história de Jimmy.

Um livro recheado de mistério, suspense, cenas chocantes, revelações e muitas surpresas.