domingo, 7 de novembro de 2010

TEMOS MAIS QUE UM SUSPENSE!!!

Gosto muito desse site destinado à comunidade que lê e faz a literatura ter mais vida, assim, apresento aos leitores desse blog a oportunidade de conhecerem um pouco da opinião dos membros do SKOOB sobre Os Meninos de Gateville.
Luís Cláudio
Dificilmente temos um autor brasileiro escrevendo romances policiais e de suspense. De alguma maneira, excetuando Patrícia Mello e Rubem Fonseca, o gênero é deixado meio de lado por aqui. Mas como Os Meninos de Gateville havia sido indicado por um grande amigo, apreciador voraz desse gênero, deixei de lado esse meu "pré-conceito" e enveredei-me pela história de Jimmy Cleveland...
É muito difícil parar de ler para entender o que está acontecendo com esse personagem no transcorrer do livro. Isso porque, ele chega a uma cidadezinha chamada Gateville, é envolvido num crime super violento contra um menino de 10 anos e depois tem sua vida vinculada à essa morte de maneira quase ingênua!!!
Mas o livro me cativou porque a busca pelos mninos de Gateville se da de uma maneira que vai fazendo com que o leitor se angustie... Parece que não vai dar tempo... porque até esse elemento dramático está presente no livro... principalmente no final.
É um romance de suspense, mas talvez essa classificação restrinja o interesse de alguns leitores... porque é mais do que isso, conforme a vida de Jimmy vai sendo revelada ao leitor, é impossível não se envolver com ele... mas não é um envolvimento melancólico, que o personagem estivesse suplicando por atenção... Jimmy é o esterótipo do homem só!
E tem mais, porque o estilo do autor lembra muito a narrativa de um filme... parece que havia a preocupação de que o elemento visual estivesse muito presente. E isso é importante porque conforme vão sendo reveladas outras facetas do crime, o leitor é surpreendido!
Em alguns momentos pensei se o mais importante seria descobrir quem matou a criança em Gateville ou descobrir se Jimmy chegaria vivo ao final da trama.
Os leitores mais atentos poderão perceber que o autor pinta muito bem os elementos temporais. A história começa em 1992 e acaba em 2000 e, nesse período, os eventos mais importantes estão lá representados.
Pensando nisso, é muito interessante ver o personagem Jimmy viajando pelo mundo (Londres, New York, Paris, Cardif, Salvador, Chicago, Quebec, São Paulo e até uma cidade no interior do estado de São Paulo chamada Jundiaí).
E nada parece forçado, parece que o desenvolvimento da trama necessitaria que Jimmy passasse por esses lugares... E também há a aparição de alguns personagens reais para darem à trama uma dúvida acerca de de uma ficção ou relato jornalístico (porque Jimmy também é um jornalista).
Enfim, foi um livro que me empolguei muito ao ler e só posso dizer que para inventar uma trama como a desse livro o autor deve ter lido e assistido muitas obras de suspense!
Tem muito mais para contar, mas tenho receio de começar a revelar os segredos do livro. Aconselho que leiam!!!

Link: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/107750

Nenhum comentário:

Postar um comentário