domingo, 1 de abril de 2012

RESENHA - BLOG PRÓLOGO DA LEITURA


Domingo, 18 de março de 2012.

OS MENINOS DE GATEVILLE - RENATHO COSTA

Título: Os Meninos de GatevilleAutor: Renatho Costa
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793281
Páginas: 319
Ano: 2010


Sinopse: "Algumas pessoas me esperavam em frente da casa e assim que pus o pé para fora se aproximaram para desejar boa viagem. Em seus olhos havia mais que simplesmente um 'adeus', tive a impressão de que queriam dizer 'até breve'. Mas com a incumbência de trazer a paz de volta a Gateville. Tinham me livrado do julgamento e eu teria de pafar de alguma maneira! Olhei para todos e agradeci. Talvez também tenham entendido que em meu agradecimento havia mais que um 'obrigado', havia uma promessa particular de tentar chegar ao fundo daquele mistério e encontrar o culpado pela morte de Tommy" (Novo Século, 2010).


Resenha: Já no primeiro capítulo somos apresentados a Jimmy, um escritor bastante famoso, que se encontre em uma "crise existencial", mas ao contrário do que seu editor Larry deduz, não é apenas uma crise habitual de uma autor que terminou de escrever seu romance. Jimmy, desolado e um tanto desorientado, decide fazer uma viagem com o objetivo de ficar algum tempo sozinho e reencontrar certa paz. Deizando Nova York em uma visagem sem rumo, foi parar na região dos Grandes Lagos, entrando no Canadá, se perdeu e após sofrer um acidente acabou em Gateville.

Em circunstâncias bastante estranhas o escritor se interessa por um velório ocorrido na Igreja da cidade, que descobriu ter sido de uma criança, uma menino chamado Rommy. O menino havia sido assassinado de forma brutal, e logo a situação do famoso autor, somada à sua curiosidade, acabaram transformando-o no principal suspeito.

“Percebi que se eu não encontrasse a resposta para aquele crime, logo me transformaria no principal suspeito. O difícil era falar do assunto com os moradores da cidade, aquela era uma ferida que ainda não tinha cicatrizado.” (pp. 28)

Na mira do xerife, ele fica alguns meses em Gateville recolhendo informações sobre o crime e se surpreende quando a população aceita sua presença. O caso foi encerrado, por falta de provas e ninguém havia sido indiciado, a passividade do xerife incomodava Jimmy. O escritor acreditava que o mesmo não estava juntando os fatos e recolhendo evidências e quando decide deixar a cidade leva consigo a promessa particular de encontrar o culpado pelo crime.
“Às vezes sentia que, onde quer que eu fosse, mais distante ficaria das respostas que estava procurando. Sempre surgiriam fatos novos e seria cada vez mais difícil criar um vínculo entre eles. Talvez minha sina fosse vagar pelo mundo à procura de algo que estivesse fadado a permanecer incógnito.” (pp. 156)
Obstinado Jimmy se embrenha em uma “caçada” às 3 crianças que eram até então as últimas pessoas que estiveram com a vitima, abrangendo países, como: Canadá, EUA, Inglaterra, França, País de Gales e Brasil. Segundo às conclusões do escritor, elas poderiam até ser consideradas testemunhas ou talvez podiam estar omitindo informações imprescindíveis para a solução do caso.
Entre assassinatos, suicídios, fantasmas, mães de santo, entidades, espíritos e almas penadas, Jimmy em meio a uma nuvem de mistério investiga por anos o caso e acaba redescobrindo fatos de sua própria infância. A verdade pode não ser a resposta para as perguntas do escritor e talvez não tragam a redenção que o mesmo espera, mas o crime mudou a vida de Jimmy e o mundo não pode esquecer o acontecido, como Gateville o fez.
A capa desse título de autor brasileiro tem tudo a ver com a estória, a leitura se mostrou fantástica, a forma como o escritor narra os fatos envolve o leitor, prendendo sua atenção de forma que se torna impossível ler apenas algumas páginas. Uma característica que se torna evidente no decorrer do livro é a coerência com que todos os fatos se agrupam para dar forma e sentido a toda trama, que, diga-se de passagem, ocorre em uma atmosfera bastante sinistra.
O autor inseriu nesse romance recheado de suspense e investigação, passagens que descrevem de maneira forte e consistente, violências cometidas principalmente contra crianças. Apesar disso, acredito que o caráter investigativo do livro se sobressai, o fato do personagem principal ser um escritor deu certo charme a narrativa.
 
 
Classificação: (4/5)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário