sábado, 22 de janeiro de 2011

RESENHA - BLOG AURÉLIO SIMÕES


TÍTULO: OS MENINOS DE GATEVILLE
AUTOR: RENATHO COSTA
EDITORA: NOVO SÉCULO
PÁGINAS: 319

A obra narra a história de Jimmy Cleveland, escritor de sucesso, que ao se perder em uma de suas viagens, acaba chegando a Gateville, uma cidade onde descobre ter ocorrido um misterioso e hediondo crime com um menino chamado Tommy.
Obstinado a desvendar o assassinado do menino, Jimmy inicia uma investigação e descobre que no dia do crime, havia mais três meninos com ele, os quais deixaram a cidade e nunca mais foram vistos.
Na procura pelos meninos, Jimmy percorre vários lugares do mundo e no decorrer da sua investigação, aos poucos vai descobrindo que por detrás do assassinato daquele menino, esconde-se algo muito mais terrível e perigoso do que ele imaginava.
Renatho Costa que estreou como romancista com esta obra, já iniciou demonstrando muito talento. Narrada em primeira pessoa, a história é desenvolvida de uma forma empolgante do início ao fim. O personagem Jimmy e os outros personagens são muito bem caracterizados. Os diálogos são precisos sempre se adequando aos sentimentos e perfis dos personagens.
De pontos negativos, a obra apresenta apenas dois: um deles é que algumas partes da narrativa são forçadas. Esta parte refere-se a quando o personagem Jimmy que é um escritor de sucesso, e que sempre está indo de uma cidade a outra, sempre entra em um táxi e sempre o motorista está lendo um de seus romances. E isso ocorre em todo o livro. Todos os táxis que Jimmy entra, o motorista além de estar lendo o seu livro ainda comenta sobre este. Outra parte forçada é quando o autor descreve a parte em que Jimmy entra em um avião e percebe que 45 passageiros estão lendo o seu livro. Partes que enfraquecem a trama que é muito bem construída. O outro ponto negativo é que a narrativa é pontuada com pontos de exclamação em demasia. É como se o personagem Jimmy gritasse a todo momento com o leitor em partes do texto que eram desnecessário usá-los.
Excetuando os pontos negativos acima citados, a obra de Renatho Costa na sua totalidade é ótima. Com uma trama instigante e inteligente, Renatho provou em seu primeiro romance, que é mais um talento da nossa Literatura.

Link: www.aureliosimoes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário