segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RESENHA - BLOG SEIS MILÊNIOS



OS MENINOS DE GATEVILLE
Autor: Renatho Costa
Editora: Novo Século
Número de Páginas (subtraindo-se as páginas que não há história propriamente dita): 319 - 6 = 313
Ano: 2010
ISBN: 978-85-7679-328-1
Página no Skoob
Onde Comprar: Editora Novo Século, Livraria Cultura
Sinopse
Jimmy, um escritor de sucesso, vivendo um momento de absoluto conflito emocional, sai para uma viagem sem rumo e acaba chegando à Gateville, uma cidade que sequer consta no mapa.
Lá, o escritor se vê diante do maior mistério que até então vivenciou (ou criou em seus romances!) e, sem que planejasse, assume o compromisso de descobrir o que aconteceu na noite em que o menino Tommy morreu.
No entanto, as três crianças que estiveram com Tommy, no dia do crime, deixaram a cidade e Jimmy passa a procurá-las por vários lugares do mundo.
Durante a procura pelos meninos de Gateville, a vida de Jimmy vai mostrando um lado que nunca havia sido exposto. Será que descobrir o que aconteceu com Tommy trará a redenção de um passado? É só isso que Jimmy pensa enquanto segue pista a pista, cidade por cidade até chegar ao Brasil.
Um crime tão abominável quanto este precisa ser desvendado. O mundo não pode esquecê-lo, como Gateville o fez... mas tudo tem de ser feito com tempo marcado.

Introdução
Um menino é brutalmente assassinado em Gateville, Canadá, e o famoso escritor James Cleveland é tido como suspeito pelo Xerife local após ter ficado desaparecido por três dias. Jimmy, como o escritor é conhecido pelos leitores de Os Meninos de Gateville, deve encontrar o verdadeiro culpado para se inocentar... E vingar a vida daquele pobre garoto.

Estrutura
O livro é bem escrito, com uma boa alternância entre os picos de tensão e as horas de calmaria. A "teia" de intrigas é muito bem traçada, e algumas partes são realmente inimagináveis, justamente pelo autor conseguir camuflar aspectos vitais para a compreensão da trama até o final. O único que incomoda em diversas partes do livro é o excesso dos pontos de exclamação; nada que atrapalhe a leitura, mas é algo a se considerar.

Capa
A arte da capa é magnífica. O título do livro com os respingos de sangue atraem o leitor para o contraste tão vivo do vermelho rubro com a brancura da neve e a escuridão das roupas do personagem (pode-se até aludir à escuridão interna do mesmo).

Análise
Demorei apenas seis dias para ler. A meta era ler até dia 01, terça-feira, mas não aguentei muito mais tempo. A trama começa bem calma, vai ganhando profundidade quando Jimmy se perde e descobre o assassinato do pequeno Tommy. À medida que Jimmy procura as respostas para o crime, acaba encontrando pistas para as respostas sobre si mesmo. Antes de tudo, ao desvendar o crime Jimmy está desvendando seu passado. Eu gostei muito do livro! Quase passava mal ao ter que parar de ler (para poder ler os outros livros tão bons quanto em paralelo). É impossível parar! É uma queda vertical: não dá para interrompê-la, porque algo te puxa mais e mais para dentro da trama, e consequentemente para o final dela. Fui arrastada com força para dentro da espiral de fatos, revelações e crimes que rodeiam o assassinato central. A única coisa de que não gostei muito foram as alusões negativas ao Brasil. O país não é dos melhores, passamos por uma época violenta na Ditadura Militar, mas eu ainda acho que não se deve concluir que todos os profissionais deste país são corruptos (principalmente os militares). O poder corrompe - e muito, eu sei - e também entendo que este pequeno inconveniente era necessário para o desenrolar da trama. Isto é apenas uma sensação pessoal.

Por que escolhi este livro?
Os Meninos de Gateville foi uma cortesia do autor, Renatho Costa, parceiro do blog. Eu guardarei o livro com muito carinho, já se tornou um dos grandes nacionais de minha estante. Se encontrasse para vender em minha cidade, não tenho dúvidas de que compraria sem hesitar.

Personagem Favorito
June! A menina demonstra um grande amor pelo menino Tommy, e muitas peças do quebra-cabeça estão com ela, refletidos em sua forma de pensar, reagir e, biologicamente, de crescer...

Trechos selecionados que merecem atenção

"- Faz tempo que a criança morreu? - perguntei olhando para os suportes do caixão.
- Como você sabe? - olhou para mim espantado.
- Imaginei... - resolvi, naquele instante, não falar nada a respeito dos suportes do caixão, até porque minhas suspeitas se confirmavam."


"- É melhor você não perguntar nada a ninguém a respeito dessa morte... é melhor!
- Por quê? - estranhei a observação.
- ... é melhor."


"- Eu sei que não é de minha conta, mas estão falando coisas terríveis sobre você na cidade.
- Eu não fiz nada, Sra. Stein."


"- Eu não estou dizendo isso - ela ficou ainda mais nervosa - mas tenho medo que o xerife consiga fazer com que a cidade queira julgá-lo pelo crime."

"- Ele estava usando o agasalho vermelho que minha mãe tinha-lhe dado. Tão bonitinho..."

"- A senhora tinha amizade com a família dos outros meninos que estavam com ele naquele dia?"

"- Eu nunca fiz nada para ninguém, sr. Cleveland... - ela dizia as coisas sem ouvir o que eu falava, no fundo, queria apenas extravasar seu sofrimento e qualquer coisa que eu dissesse não teria validade naquele momento."

"Novamente, lembrei (sic) de minha mãe."


Avaliação
- Nota de Capa: 10
- Nota de Enredo: 9
- Nota de Coerência e Coesão: 10
- Nota de Gramática: 9
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 9

Média: 9,4

Nota do Livro:



Recomendações
Para quem aprecia a boa literatura nacional e romances policiais com muito suspense, ação e reflexão.

Disponível em: www.anacnonato.blogspot.com

3 comentários:

  1. Olha eu aquiii *-*'

    Renatho, em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a cortesia de me mandar o livro! Desculpe não ter avisado antes sobre a resenha anteriormente (tive de deixá-la programada, então quando ela foi ao ar eu estava na escola), mas fico feliz que tenha apreciado! Tentei avaliar com o melhor critério possível para que, se fosse o caso, auxiliá-lo a crescer ainda mais. Muito obrigada mais uma vez!

    Abraços,

    Ana Nonato.

    ResponderExcluir
  2. Eu quem devo agradecê-la pela resenha e análise personalizada que fez do livro, estava lendo os blogs que sigo e tive a grata surpresa de encontrar sua resenha. Você constroi muito bem a resenha, porque da subsídios para que o leitor entenda seu ponto de vista, e isso é primordial para que não seja apenas um "eu acho isso ou aquilo". Parabéns, novamente, pelo belo trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir