segunda-feira, 13 de junho de 2011

RESENHA - BLOG OLHOS DE RESSACA


Sábado, 04 de junho de 2011

Livro: Os Meninos de Gateville

Autor: Renatho Costa

Editora: Novo Século

Ano: 2010



Sinopse:

Jimmy, um escritor de sucesso, vivendo um momento de absoluto conflito emocional, sai para uma viagem sem rumo e acaba chegando à Gateville. Lá, o escritor se vê diante do maior mistério que até então vivenciou ou criou em seus romances e, sem que planejasse, assume o compromisso de descobrir o que aconteceu na noite em que o menino Tommy morreu. No entanto, as três crianças que estiveram com Tommy, no dia do crime, deixaram a cidade e Jimmy passa a procurá-las por vários lugares do mundo. Durante a procura pelos meninos de Gateville, a vida de Jimmy vai mostrando um lado que nunca havia sido exposto. Será que descobrir o que aconteceu com Tommy trará a redenção de um passado? É só isso que Jimmy pensa enquanto segue pista a pista, cidade por cidade até chegar ao Brasil.


Comentários:

Se fosse usar uma palavra para definir Os Meninos de Gateville seria instigante. Esse livro me prendeu pois cada vez que passava um capitulo, ou uma página ou situação tentava descobrir o fim ou quem foi o assassino ou o que tinha acontecido na vida de Jimmy.
O livro conta a história de Jimmy, um escritor que não possui uma vida muito tranquila e após lançar seu último livro, um romance que envolve assassinatos, e sua obra vira um best seller, porém ele fica confuso e perdido e pede para seu editor, Larry, para tirar um tempo e poder descansar mas ele ainda precisa cumprir um compromisso e no caminho ele acaba se perdendo e parando em uma cidade chamada Gateville. Chegando neste local ele descobre que uma criança acabou de ser assassinada brutalmente e ele começa a se envolver com esse crime e descobre que junto com Tommy, a criança que morreu, tinham mais três crianças que alegavam não saberem o que aconteceu com o menino. Jimmy se envolve tanto com este crime que não consegue fazer mais nada até descobrir o que realmente aconteceu com o pequeno Tommy e começa uma caçada pelas crianças que estavam com ele e por qualquer tipo de pista que o leve a uma resposta e com isso Jimmy vai acabar descobrindo coisas sobre a própria vida também.


O livro me segurou porque em vários momentos ficava tentando descobrir o que tinha acontecido tanto com Tommy como o passado de Jimmy e a cada nova pista minhas teorias mudavam e posso dizer que o final foi uma surpresa. Sem contar que Jimmy é aquela pessoa que atrai o azar, tudo o que puder dar errado acontece em sua vida deixando mais pontos de interrogação e estranhas coincidências durante a história. Os assassinatos narrados são sempre brutais, apesar das descrições serem completas elas são breves, porém para quem não gosta muito desse estilo o livro não é muito recomendado. A narrativa é em primeira pessoa, o que geralmente não me agrada, mas nesse livro não foi um problema, até ajudou aumentar a tensão. Senti falta de algumas situações serem mais exploradas ou explicadas, mas a trama e o mistério são muito bons.

Disponível em: http://olhosderessaca25.blogspot.com/2011/06/os-meninos-de-gateville-renatho-costa.html#comments

Um comentário:

  1. Que lindo Renato, gostaria de dar de presente a meu filho Tiago que ama o Gênero. Parabéns, é uma boa leitura para as férias não?
    Abraços
    Liane C. Aseff

    ResponderExcluir